Artigos

Desenvolvimento humano e pensamento sistêmico

por Anne K. Rodrigues - 06/05/2015

Desenvolvimento humano é algo que realmente funciona e vale a pena investir. Autoconhecimento, bem estar, valores fortes e identificação são itens de uma listinha que levam as pessoas e as instituições para lugares criativos, atraentes e estáveis.

As empresas que de fato se preocupam em “ter valores” claros e definidos e, além disso, buscam colaboradores que “vistam essa camisa de valores” e que se identifiquem com seus cargos, se sintam responsáveis pelas suas atribuições e recebam suporte para desenvolver, são as que exercem um papel fundamental no desenvolvimento sócio cultural do seu ambiente.

Essa tendência não é nacional, e sim mundial. O caminho do desenvolvimento pessoal e profissional pode partir do indivíduo, através das ferramentas mais variadas possíveis: terapia, cursos de desenvolvimento humano sistêmicos, que são os mais indicados, leituras, práticas de autoconhecimento, etc. Outra possibilidade é que as empresas invistam no desenvolvimento dos seus lideres e colaboradores, gerando a propagação de conhecimento e desenvolvimento sustentável do todo.

O mais importante é a consciência de que não será um curso, ou uma única metodologia, a responsável pelo sucesso da empreitada, e sim um mix de treinamentos, dinâmicas e atividades que vão promover, de forma contínua, uma mudança de comportamento dos líderes e colaboradores da empresa.

Isso vai influenciar, e muito, na eficiência das atividades, no desempenho da equipe como um todo e, por fim, nos números, porque estrutura, base, organização, satisfação e comprometimento são muito bem vindos nas estratégias de aumento de faturamento.


Anne K. Rodrigues
Coach de Negócios
Consultora Sistêmica Coorporativa

Anne K. Lança em João Pessoa nos dias 29 e 30 de Maio o curso de Liderança Sistêmica. Mais informações: www.annek.com.br / 88970610
 

Patrocinadores de gestão