Artigos

Sonhe sempre, sonhe grande, mas realize muito!

por Sidnei Oliveira - 30/03/2016

Existe, atualmente, um enorme esforço em convidar as pessoas a correrem atrás de seus sonhos. Mensagens pretensamente inspiradoras estão sempre presentes e até pressionam você a lutar pelo que quer, caso contrário, será considerado um ser humano fracassado.

Olhando os posts que inundam meu Facebook, chego a pensar que muitos estão até conseguindo, tantas são as mensagens de viagens maravilhosas, passeios incríveis e momentos marcantes que as pessoas compartilham. Imagino que muitos sonhos estão se concretizando e as pessoas finalmente estão mais felizes – #sóquenão.


Creio que estamos experimentando um tempo de poucas realizações concretas. Aquelas que são frutos de desejos intensos, que acontecem somente depois de grandes esforços e que nos fazem sorrir na simples lembrança de ter acontecido. Realização é uma experiência inesquecível e não a experimentação de algo diferente na vida, na qual o prazer instantâneo é a prioridade.
Tenho observado muita gente que, diante de suas frustrações pessoais, vive sonhando com a possibilidade de ter coisas e experiências incríveis, contudo, poucos realmente estão atentos ao fato de que sonhar é apenas o caminho para realizar as coisas.
Gosto muito de uma ilustração para explicar isso: imagine que sua vida é um veleiro no oceano. Você é o capitão da embarcação e pode decidir a direção com o leme. Nesse caso, o oceano representa o cenário onde você vive, além disso, para navegar, é necessário uma força que movimente o veleiro e um destino. Gosto de pensar que os ventos que movimentam o barco são os sonhos e o destino é representado pelos propósitos.

Como sabemos, no oceano existem ondas altas e baixas e você navega através delas usando o leme, que são suas escolhas. Se você tem um destino (propósito) bem definido, pode usar a força dos ventos (sonhos) para alcançar suas realizações. Às vezes, nos iludimos ao esperar um oceano sem ondas, onde possamos navegar tranquilamente. Chegamos até a acreditar que iremos alcançar algum destino navegando em águas tranquilas. Lembre-se, ventos movimentam o veleiro, mas também criam ondas. Quanto mais vento, quanto mais sonhos, mais ondas altas e mais movimento na direção das realizações.
Por isso, não deixe de sonhar, mas não corra atrás dos sonhos, corra atrás das realizações. São elas que irão trazer uma satisfação verdadeira dando significado para sua vida.


Sonhe sempre, sonhe grande, mas realize muito!

Sidnei Oliveira é um dos palestrantes do XXVI CONGREPARH (saiba mais

Fonte: EXAME

Patrocinadores de gestão