*Cris Zanata
Uma liderança alterista é aquela dotada de propósitos e valores verdadeiros, que acredita que tem uma missão, uma mensagem e um ensinamento para ser transmitido para outras pessoas.
Este é o perfil de líder que as empresas precisam e buscam nos dias atuais e é possível usar conhecimentos e habilidades para atingir essas características.
Se você quiser se tornar um(a) líder alterista vai precisar agir como uma pessoa doadora alterista.
A pessoa alterista é aquela definida como doadora em uma corporação, ou seja, é aquela que se preocupa com os demais, que está disposta a ajudar, ensinar, colaborar, que sabe ouvir seus/suas colegas de trabalho, mas que age levando em conta seus propósitos e pensando naquilo que é bom para todos(as).
Um(a) líder alterista se diferencia dos demais porque não somente passa as instruções para a equipe, mas trabalha junto visando o interesse comum. Ele(a) motiva e direciona a equipe para trabalhar em conjunto e focar em uma causa única.
Para se tornar um(a) líder alterista é importante que você compreenda as atitudes de cada perfil de líder e analise com atenção suas diferenças.
CENÁRIO: SUA EQUIPE ESTÁ PASSANDO POR UMA SITUAÇÃO DESCONFORTÁVEL COM O CLIENTE.
Atitude sobre a responsabilidade da negociação
LÍDER ALTERISTA – conversa com a equipe e tenta encontrar soluções em conjunto, além de instruir a equipe de uma forma que não seja prejudicial para nenhuma parte.
LÍDER COMUM – joga a responsabilidade para a equipe e a responsabiliza pela situação, além de não tomar uma atitude para resolver e melhorar a relação.
Atitude sobre a habilidade técnica
LÍDER ALTERISTA – por ter habilidades, consegue ajudar a equipe a encontrar soluções e quando não tem habilidade técnica chama a equipe e escuta suas opiniões.
LÍDER COMUM – não tem habilidade técnica porque não tem interesse e não abre espaço de fala para a equipe.
Atitude sobre a transferência de conhecimento
LÍDER ALTERISTA – enxerga o conhecimento como uma forma de transformar as pessoas e não tem medo de transferir este conhecimento.
LÍDER COMUM – apresenta insegurança e retém o conhecimento e não transmite porque trabalha de maneira centralizadora e se sente ameaçado(a).
Como agir como líder alterista?
Um(a) líder alterista é aquele(a) que luta pelos seus ideais, valores, propósitos e que entende que o compartilhamento de conhecimento gera transformação para outras pessoas. Tem consciência que o conhecimento, argumentos e pensamentos são seus, mas é possível dividir sua expertise com outras pessoas como forma de crescimento contínuo. Além disso, cria novas maneiras de pensar e se comunicar com os demais.
As características e atitudes de uma liderança alterista estão conectadas com as competências relacionais, que são necessárias para conseguir se diferenciar do grupo de líderes que alcançam grandes posições, mas não desenvolvem a capacidade de se relacionar com suas equipes, pares, etc.
As competências relacionais funcionam como um código de ética e devem ser analisadas tendo em vista os valores e atitudes dos envolvidos.
Segundo o terapeuta e escritor dinamarquês Jesper Juul, é possível definir as competências relacionais como sendo um conjunto interconectado de atitudes e valores relacionais.
De acordo com ele, existem 3 elementos centrais que formam as competências relacionais:
Respeito igual pelas partes
Autenticidade
Responsabilidade pela relação
RESPEITO IGUAL PELAS PARTES
Descreve a atitude individual acerca das diferenças entre sua própria cognição, intenção e emoções e das outras pessoas.
Mede a disposição e abertura individual para aprender e reconhecer os sentimentos, intenções e pensamentos alheios e respeitá-los e tomá-los a sério como se fossem seus.
O valor básico pode ser chamado de igual valor e considera cada indivíduo tão valioso quanto o outro.
Cada expressão individual de alguém em forma de intenção, emoção, pensamentos é considerada com um significado e deve ser tomada a sério, mesmo quando você não concorda uma determinada situação.
Dentro do conceito das competências relacionais, esta atitude significa que você presta atenção nos outros sem condenar ou depreciar a outra pessoa.
AUTENTICIDADE
Descreve a disposição e abertura para ser quem você é e mostrar suas emoções, intenções e pensamentos em uma relação.
Ao invés de manter suas experiências internas e externas em segredo, elas são demonstradas com transparência na relação com o outro(a) com o objetivo de que o outro saiba, compreenda e divida suas experiências com você.
A suposição básica aqui é que as relações somente desenvolvem autenticidade se as partes dividirem experiências de uma maneira autêntica.
Em conjunto com a atitude de respeito pelo outro, a autenticidade desenvolve um alto grau de compartilhamento e proteção (cuidado).
RESPONSABILIDADE SOBRE A RELAÇÃO
Descreve uma habilidade individual e supõe ver você ou as outras pessoas como partes decisivas e influentes na relação.
Este conceito implica que o indivíduo está tomando medidas ativas para induzir mudanças quando surgem problemas, em vez de apenas colocar a culpa no outro.
Além disso, um indivíduo que aceita sua responsabilidade pelo relacionamento tende a refletir sobre o seu comportamento específico dentro da relação e sabe que relacionamentos bem-sucedidos dependem da ação de todos os envolvidos.
O pressuposto é que os relacionamentos melhoram se ambos os parceiros se veem como partes responsáveis do relacionamento e expressam a vontade de se auto refletir e mudar quando os problemas ocorrem.
Ser líder é um eterno aprendizado.
É entender que é preciso se posicionar sobre aquilo que você fala e quer ensinar. É ter consciência da importância de como você coloca a sua mensagem para sua equipe e para o mundo.
Comece a pensar naquilo que você pode fazer para se tornar um grande líder alterista.
Busque as oportunidades para poder se expressar melhor, ajudar e inspirar mais pessoas por meio da transferência de seus conhecimentos!
*Cris Zanata - CEO e Fundadora do InsAB
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